sábado, 14 de outubro de 2017

JOGOS MATEMÁTICOS

PLANO DE AULA
PROJETO: JOGOS MATEMÁTICOS
Jogo da árvore
P. 5:
CONTEÚDOS: Contagem numérica; quantidade.
OBJETIVOS: Desenvolver o conceito matemático fazendo contagens e relacionando quantidades.
Estratégias
Recursos: Tabuleiro com uma árvore, (um para cada criança), um dado de quantidades por grupo.
Modo de jogar: Cada criança joga o dado, conta quantos pontos conseguiu fazer e coloca na árvore a mesma quantidade de frutos. Vence o jogo a criança que colocar as dez frutas primeiro na árvore.

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Jogo do detetive numérico (Que número estou pensando?)
1º, 2º e 3º anos:
CONTEÚDOS: sistema de numeração decimal; sequência numérica; antecessor e sucessor; estimativas.
OBJETIVOS:
Compreender o sistema de numeração decimal; sequência numérica; antecessor e sucessor; fazer estimativas.
MATERIAL UTILIZADO:
Nenhum
ORGANIZAÇÃO DA SALA: Toda a sala.
COMO JOGAR:
A professora ou um aluno escolhe e escreve um número e não mostra aos demais, de acordo com o nível da turma e os outros devem tentar adivinhar, fazendo perguntas que serão respondidas apenas com sim ou não:
Exemplos:
a). É maior que ___?
b). É menor que ___?
c). É par?
d). Começa com___?
Ganha o jogo o primeiro que acertar o número.
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Bingo dos 9 números
4º ano:
CONTEÚDOS: raciocínio lógico, cálculo mental, estratégia e operações básicas.
OBJETIVOS: Desenvolver o raciocínio lógico, o cálculo mental, a estratégia e a fixação das operações básicas.
MATERIAL UTILIZADO:
Cartelas, subdivididas em 9 partes (uma para cada aluno), onde cada um escolherá e escreverá nove números, de 0 até 36. Cada criança poderá dobrar sua própria folha separando-a em 9 partes.
Dois dados
ORGANIZAÇÃO DA SALA: Toda a sala.
COMO JOGAR:
1. Utilizando os dados o professor deve obter os números sorteados.
2. Cada aluno deverá verificar se existe alguma operação fundamental (adição, subtração, multiplicação ou divisão), envolvendo os números sorteados, cujo resultado seja um dos números que ele havia escrito em sua cartela.
3. O aluno escreve, na “casa” correspondente, a operação que tem como resultado o número indicado na “casa”.
4. Vence quem completar primeiro os nove números, com verificação do professor.
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Jogo das 4 operações
5º ano
MATERIAL UTILIZADO:
Tabuleiro (figura abaixo)
60 fichas de 4 cores diferentes 15 de cada cor.
3 dados.
ORGANIZAÇÃO DA SALA: grupos de 4 jogadores.
COMO JOGAR:
1. Os adversários jogam alternadamente. Cada jogador joga os três dados ao mesmo tempo e constrói uma sentença numérica usando os números indicados e uma ou duas operações diferentes. Por exemplo, com os números 2, 3 e 4, o jogador poderá construir (2+3) x 4
=20. O jogador, neste caso, cobriria o espaço marcado 20 com uma ficha de sua cor. Só é permitido utilizar as quatro operações básicas.
Se um jogador passar sua jogada, por achar que não é possível fazer uma sentença com aqueles valores dos dados, o adversário terá uma opção a tomar: se ele achar que seria possível fazer uma sentença com os dados jogados pelo colega, ele poderá fazê-la, antes de iniciar sua própria jogada e colocar sua ficha sobre o número correspondente, e em seguida poderá fazer sua própria jogada. Ganha o jogo quem cobrir mais números com suas fichas, ou conseguir terminar suas fichas primeiro. 
JOGO DAS 4 OPERAÇÕES
0
1
2
3
4
5
6
7
27
28
29
30
31
32
33
8
26
54
55
60
64
66
34
9
25
50
120
125
144
72
35
10
24
48
108
180
150
75
36
11
23
45
100
96
90
80
37
12
22
44
42
41
40
38
38
13
21
20
19
18
17
16
15
14

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